As eleições não são tudo na democracia, mas certamente sem elas não há democracia. Não são um mal necessário, senão um elemento que define a qualidade democrática e o elemento-chave que dota as autoridades de legitimidade. O mesmo se aplica às campanhas eleitorais. As pessoas não votam apenas pela campanha, mas sem uma campanha eleitoral profissional e bem planejada, dificilmente se ganha na democracia.
O ponto de partida desta edição especial de Diálogo Político é a coleção de podcasts En Campaña publicada durante 2021 em colaboração com mas Consulting da Espanha. Nessa coleção, passa-se por diferentes aspectos das campanhas eleitorais, seus problemas e desafios para o futuro.
Os textos aqui apresentados abordam as diversas áreas que compõem uma campanha eleitoral e complementam e aprofundam aquelas reflexões:
— Como são construídas as lideranças, principalmente a feminina, em tempos de desconfiança?
— Qual é o papel da pesquisa eleitoral no planejamento da campanha e na correção de erros?
— Como serão, no futuro, as campanhas, as pesquisas e a construção da mensagem? Nesse sentido, qual será o papel da arte de contar histórias?
— Qual será a relevância das redes e da publicidade?
— E, finalmente, qual será o papel do jornalismo e da gestão das mídias?
Com este número especial de Diálogo Político, confirma-se uma mudança conceitual importante das edições especiais. Elas já não estão centradas em conteúdos associados à conjuntura, mas sim em textos que permanecerão vigentes por um período mais extenso. Esperamos que se convertam, junto com os podcasts, em insumos de utilidade para quem está na atividade política, especialmente com vistas às suas campanhas eleitorais.
O capítulo final nos mostra que alguns desafios das campanhas eleitorais são de longa data e que podemos aprender com aqueles precursores de nossos tempos. A demagogia e a tentativa de manipulação da opinião pública com diferentes artifícios já eram comuns há quase dois milênios.
A democracia está e estará sempre em debate, diante de suas próprias fraquezas e de tentações populistas e autocráticas. Estas se propõem a prescindir dos partidos políticos e contornar a institucionalidade, em troca de um enganoso vínculo direto entre os líderes e o povo por fora dos canais institucionais.
As campanhas eleitorais limpas, transparentes e honestas garantem a legitimidade dos governantes.
Nesse sentido, um agradecimento especial à equipe de mas Consulting tanto na realização tanto dos podcasts quanto desta edição especial.
Diálogo Político, no marco do Programa Regional Partidos Políticos e Democracia na América Latina da Fundação Konrad Adenauer, oferece um âmbito de discussão e proposta. A partir disso, conectados e comprometidos com a liberdade dos indivíduos em uma sociedade fundada no Estado de Direito, queremos dar nossa contribuição.
Sebastián Grundberger
Diretor do Programa Regional
Partidos Políticos e Democracia na América Latina
Fundação Konrad Adenauer
Manfred Steffen
Chefe de Redação
DIÁLOGO POLÍTICO